O mundo acabou a 21 de Dezembro de 2012 ?

2012

Milhões de artigos foram escritos por pessoas crentes no fim do mundo e ignorantes do conhecimento. Uma rápida procura no Google permite-nos ver isso.
Milhares de artigos foram escritos a desmistificar as crenças absurdas na suposta Profecia Maia.

Nós próprios escrevemos mais de 100 artigos sobre a temática do fim-do-mundo em 2012, como podem ler aqui.
E o nosso artigo mais lido é este, sobre… adivinharam… o fim do mundo a 21 de Dezembro de 2012.

Nesse artigo bastante completo, desmontamos com argumentação segura e com base no conhecimento, tudo aquilo que de errado se andava a dizer que iria acontecer nessa data,
No entanto, mesmo assim, recebemos 450 comentários nesse artigo, sendo que muitos deles é a duvidar do conhecimento que apresentamos no artigo, de modo a seguirem a crença cega em parvoíces de internet/youtube. Infelizmente, existe muita gente que coloca as suas crenças pessoais acima do conhecimento dos assuntos. Elas assumem que o Universo gira à-volta delas.

Onde andam todas essas pessoas agora?

new age

Esses crentes em cenários apocalípticos contrários ao conhecimento dos assuntos, continuam por aí.
Continuam crentes e a seguirem crenças New Age, de mudança, de “renascimento”, de mudanças de eras astrológicas.

Essas pessoas e muitas outras, infelizmente, vão-se “esquecer” das lições que nos foram dadas pela suposta Profecia Maia, e sucumbirão ao histerismo e à ignorância da próxima vez que outra treta for incrivelmente mediatizada.
O conhecimento será colocado, mais uma vez, de lado, e qualquer argumento vai servir para seguirem as suas crenças de que são pessoas especiais a viver um tempo especial.

No entanto, é necessário não esquecer, quer os milhões de vezes que a ciência acerta todos os dias, quer os 100% de vezes que os vigaristas se enganam.

Os vigaristas continuamente tentam enganar as pessoas porque apostam na mente humana e na capacidade que ela tem para se esquecer de quando se enganou ou foi enganada.

No entanto, espero que os nossos leitores tenham literacia funcional de modo a não se deixarem cair em tretas mentirosas (que infelizmente irão continuar).

Por isso, é que é sempre bom recordar que, SIM, sempre tivemos razão: o mundo NÃO acabou.

Mas sabem quem se enganou redondamente, além dos vigaristas do costume que se aproveitam da ingenuidade dos humanos?
O Canal História.

O Canal História não é só o abrigo da vigarice do Ancient Aliens, mas por motivos de marketing também apresentou diversos supostos “documentários” em 2012 a favor da ideia de que realmente iria haver uma enorme mudança (no mínimo) a 21 de Dezembro último.

decoding

Um desses documentários chamava-se “Decoding The Past – Doomsday 2012: The End of Days”.

Podem ver esse documentário, sabendo agora que era uma enorme vigarice e que os supostos “investigadores” eram simples crentes em parvoíces, como sempre defendemos.

Na altura em que vi o documentário, até publiquei um artigo no Ciência Hoje, concentrando-me sobretudo no absurdo que são as profecias: Quem diz fazer ou acreditar em profecias está a ir contra todo o conhecimento que temos do Universo e toda a tecnologia (incluindo internet e electricidade) que utilizamos diariamente. Está basicamente, de forma hipócrita, a cuspir no prato onde come diariamente.
Sem surpresa, esse foi o artigo mais lido e, claro, também muito comentado, incluindo por crentes defensores das tretas.

O artigo está aqui, mas vou agora transcrevê-lo a seguir ao vídeo do documentário de forma a que relembrem que já em 2007, sabíamos que nada iria acontecer em 2012 e que era tudo uma parvoíce inventada para manipular as pessoas mais susceptíveis de serem enganadas.
O Canal História, infelizmente, continua com documentários do mesmo género: feitos para desinformar a população.

Fim do mundo a 21 de Dezembro de 2012 ?

As profecias de fim de mundo têm sempre um atractivo especial. Bastante atractivas são também as histórias sobre conhecimentos ocultos detidos por civilizações antigas. Vem isto a propósito do documentário feito pelo History Channel sobre a Profecia Maia, e que já se encontra à venda para o público (assim como vários livros sobre o mesmo assunto). O documentário pareceu-me bastante interessante e apelativo.

Basicamente a ideia é que os Maias, que tinham um calendário mais preciso, mais complexo e muito mais holístico que o nosso, previram vários acontecimentos que entretanto se passaram, como a chegada do homem branco – Hernan Cortez – a 8 de Novembro de 1519. Este calendário Maia prevê que algo de muito grave se passará no solstício de Inverno, 21 de Dezembro, de 2012. Tão grave será o acontecimento, que o mundo tal como o conhecemos desaparecerá. Isto não quer dizer que o mundo acabará, quer simplesmente dizer que um grande acontecimento transformará o mundo.

Ora, sabe-se actualmente que nesta data durante o solstício a Terra estará alinhada com o Sol e com o centro da nossa galáxia, Via Láctea. Sabe-se que no centro da Galáxia existe um buraco negro supermassivo. Baseados em Einstein e em alguma informação astronómica, há quem diga que o alinhamento com este buraco negro supermassivo levará a uma mudança do campo magnético terrestre, que acontece periodicamente. Isto levará a tsunamis, vulcões, terramotos, etc.

Outras Profecias

Curioso no documentário foi eles relacionarem com outras profecias. Por exemplo, o muito antigo I Ching é um livro Chinês sobre concepções do mundo e filosofias de vida, que contém algumas previsões se utilizarmos a teoria “Time Wave Zero”. Usando esta técnica vê-se que o livro Chinês prevê que o mundo irá acabar a 21 de Dezembro de 2012.

Ligaram também a Merlin, o mágico da corte do Rei Artur. Pelos vistos estes profetas medievais (existiam vários Merlin), previram Napoleão, Hitler, o nome da primeira colónia na América, etc. Previram também que neste século irá haver um ataque nuclear terrorista no Reino Unido que matará centenas de milhares de pessoas, que o aquecimento global será demasiado evidente e que… irá haver uma mudança do campo magnético terrestre que levará a um desastre global.

Outra pessoa mencionada foi Sibyl, uma profeta/oráculo em Roma – tal como a de Delphi na Grécia. Ela também previu correctamente vários acontecimentos, entre os quais o fim do mundo para mais ou menos a mesma data que os anteriores.

Discutiram também um projecto chamado de web bot que faz previsões a partir daquilo que vai aparecendo pela web. Supostamente previram os acontecimentos de 11 de Setembro em Junho de 2001. Este projecto prevê um acontecimento global para 2012.

Tudo isto dá que pensar que são muitas previsões coincidentes, sendo a Maia a mais relevante.

Análise Crítica

O documentário fala de outros “profetas”: “Mother Shipton”, Bíblia, Nativos Americanos, e muitos outros…. em que todos eles prevêem o fim do mundo. Mas isto é normal. Toda a gente prevê más notícias – é este tipo de notícias que vende – o medo vende. Nenhum destes outros casos previu o final do mundo para 2012, mas o documentário tentou pôr tudo no mesmo saco, enganando os espectadores. Estranho é que não tenham referido a previsão feita pelos criadores da série Ficheiros Secretos que no episódio “A Verdade” apontaram para 22 de Dezembro de 2012 como o dia da invasão dos extraterrestres!

Podem ver críticas ao documentário aqui e aqui.

Em termos das previsões “acertadas”, lembremo-nos que as previsões são sempre bastante vagas e muitas interpretações cabem lá dentro; cabendo sempre as interpretações que nós queremos dar… após os acontecimentos. Por outro lado, a estatística explica bastante bem as previsões que até possam ter sido específicas e acertaram. Todos os dias no mundo há imensas previsões feitas e estatisticamente falando algumas têm que ser acertadas! Dar relevância às que pensamos ser certas, não percebendo que existem muitas mais que são erradas é um erro muito comum em estatística.

Em termos históricos, basta lermos alguns livros para percebemos que em todas as eras existiram pessoas a prever que o fim estava perto. Sempre foi assim e sempre será, porque isso é que fará do nosso tempo o mais importante para viver. É uma mentalidade temporalcêntrica. E é bom relembrar que todas essas pessoas, sem excepção, estavam enganadas.

Geocentrismo Temporal

Em termos astronómicos, somos um simples ponto num universo gigantesco. Imaginar que temos qualquer relevância em termos espaciais ou temporais é antropocentrismo no seu pior – quando na Ficção Científica lemos ou vemos que extraterrestres vêm à Terra para mudar o curso da nossa história e do resto do universo temos que ver isto somente como uma forma de entretenimento. É um Geocentrismo temporal – continuamos a pensar que somos especiais no Universo, neste caso em termos de tempo. O mesmo se passa nestas previsões.

É interessante ver que as previsões são só sobre o que se passa numa parte de um minúsculo ponto do espaço – Terra; na Ficção Científica quando se viaja no Tempo é dado a entender que não viajamos no espaço e as pessoas aparecem no mesmo sítio mas em tempos diferentes. Ambas as situações estão erradas porque se baseiam na premissa que as viagens no espaço estão estagnadas. Mas o que se passa de facto é que a Terra roda em torno de si própria, a Terra viaja pelo espaço ao redor do Sol, o Sol viaja à volta da Via Láctea, a Via Láctea por seu turno também se movimenta em direcção a outras galáxias no nosso Grupo Local, o Grupo Local também viaja…. e assim sucessivamente.

Nada está parado no espaço. Se eu viajar no tempo 1 dia que seja, e esperar não sair deste ponto, então já não me vou encontrar nesta sala, mas sim algures a flutuar no espaço! O tempo e o espaço estão interligados – quem diz que consegue ver o futuro, está não só a afirmar isso mesmo, mas está incrivelmente também a dizer que consegue ver os eventos que acontecerão num pontinho irrelevante do espaço que se encontra a muitos milhões de quilómetros de distância (no ponto do espaço onde a Terra estará no futuro).

Em 2013 voltarei a este assunto.

2012_by_debugg3r

E realmente em 2013 voltei a este assunto.
Para que não esqueçamos estes falhanços constantes dos vigaristas.
E para que compreendamos quem está sempre correcto: o conhecimento científico dos assuntos.

Assim, espero que este caso de 2012, assim como milhares de outros casos nas últimas décadas, fiquem de lição: as profecias são sempre vigarices para apanhar os mais desprevenidos.

1 ping

  1. […] – Fim do Mundo: 2012: Profecia Maia. Documentário. Laser. NASA. Filmes. Rádio. Artigo. Palestra. Sagan. Matar pessoas. Consequências. Inscrição […]

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.